Experimentações Gráficas

Esse projeto tem como a principal função o estudo da exploração das diversas técnicas artesanais empregadas em projetos editoriais não convencionais. Para este fim, foi selecionado um pequeno grupo de editoras de caráter independente da cidade de São Paulo, e através de entrevistas com seus editores e designers, foram levantadas significativas informações a respeito da manipulação de técnicas artesanais e processos criativos que compõem este cenário. Além destas informações, estudou- se os conceitos levantados anteriormente através de bibliografias sobre o tema, assim como análise do contexto atual e do mercado editorial. E por fim uma pesquisa prática, onde foram realizadas experimentações gráficas acerca da produção artesanal de livros, experiência que resultou na edição de três exemplares autorais, criados de forma totalmente artesanal.

This work presents some considerations regarding the exploration of the various craft techniques used in editorial projects. To this end, a small group of independent publishers from the city of São Paulo was selected, and through interviews with their editors and designers some significant information was collected regarding the manipulation of artisanal techniques and creative processes that make up this scenario. In addition to this information, the concepts previously raised through bibliographies on the topic were studied, as well as the analysis of the current context and the publishing market. And finally, a practical research, in which graphic experiments were carried out on the artisanal production of books, an experience that resulted in the edition of three author’s copies, created in a completely artisanal manner.

Experimentações Gráficas
em Projetos Editoriais Artesanais


Conteúdo.
De modo geral o livro experimental se deu início pelas entrevistas feitas com algumas editoras independentes selecionadas pelo grupo, filtramos a seleção das editoras pelo estilo do conteúdo publicado por cada uma, editora Barbatanas com conteúdo infantil/ jovem, editora N-1 com seu caráter filosófico/ político, gráfica fábrica com suas intervenções artísticas sobre cultura/ espaço e Lote 42 que abrange um misto de diversos conteúdos diferenciados.
Durante a coleta das entrevistas com editores e designers ligados as editoras independentes, ocorreu a quarentena ligada ao CORONAVIRUS assim interrompendo o contato direto com as editoras e mudando um pouco o rumo do projeto para “livros experimentais feitos em casa”, fizemos a coleta das entrevistas faltantes por e-mail, já recebendo a entrevista manuscrita e as entrevistas que tínhamos feito presencialmente acabamos por transcrever o conteúdo para terceiro pessoa, separando os assuntos que ao nosso ver tinha um grande grau de importância, assim gerando o conteúdo do livro.
Optamos por cada membro do grupo realizar a confecção de seu próprio livro, diagramando o conteúdo a gosto e cada qual com suas intervenções e experimentações artísticas, porém todos utilizando o mesmo texto.
​​​​​​​
ferramentas e materiais utilizados na confecção do livro.
Formato.
Para o formato do meu livro, optei por um tamanho 26 centímetros de altura por 21 centímetros de largura por ser um formato de comodidade para diagramação do texto, ser fácil de manipular durante a leitura e ter pouca dificuldade de refilar as folhas e ilustrações.
Os papéis escolhidos para o miolo do livro foram; o papel pólen de 80g para compor o texto do livro; para as experimentações, optei por papel vegetal de 180g; e papel alcalino azul 75g para as citações.
Explorando diversos recursos visuais que poderia incluir no texto para auxiliar na leitura e deixar o conteúdo mais atrativo, decidi incluir as citações com recortes de folha azul e colando com uma fita adesiva na cor de um azul mais escuro.
A fonte escolhida para o texto corrido foi a “Calisto MT”, uma fonte serifada perfeita para corpo de texto e a utilizei no tamanho 11 sustentando assim uma bela diagramação, já para os recortes de citações selecionei a fonte “Tahoma” no tamanho 10 gerando um contraste entre fonte com serifa e sem serifa.
algumas páginas soltas do livro.
Entrevistados.
Auxiliando na personalidade do livro, desenvolvi capas para cada entrevistado utilizando folhas vegetais com giz pastel seco, categorizei os entrevistados em “designers” e editores” e defini uma cor de fundo para cada, optei por fazer uma brincadeira com o nome de cada um, criando assim um estêncil para a impressão das letras nas folhas vegetais.
Foi criada também uma ilustração para cada artista, auxiliando assim no reconhecimento da figura entrevistada e auxiliando na personalidade do livro em sí.
algumas capas de artistas entrevistados.
Capa.
A estrutura da capa principal do livro foi pensada nos materiais que estavam disponíveis no momento, utilizei fragmentos de papelão para a estrutura da capa, já para encadernação pensei em utilizar uma costura japonesa um pouco folgada, criando assim uma capa dobrável facilitando a visualização de todo conteúdo.
O visual da capa é divido em diversos tipos de impressões, seguido por uma barra preta com colagens de fragmentos de páginas que seria descartados, e um grande retângulo utilizando as cores bases do livro e das experimentações, o titulo feito em colagem utilizando o mesmo papel do miolo do livro.
As folhas utilizadas para a folha de guarda, são as mesmas que são utilizadas para fazer as “tags” de paginas, citações e informativos sobre os experimentos, uma folha sulfite azul de 80g, para assim seguir um padrão cromático do livro.
​​​​​​​
fotos da estrutura do livro.
Tag's.
A paginação foi pensada em ser como as “tags” de citações, fragmentos de papéis azuis, sendo outra forma de experimentação e criando também um padrão de estilo ao livro, incluindo também informativos sobre os experimentos.
E seguindo o mesmo propósito, foi criado um simples sumário para direcionar o conteúdo do livro.

fotos da estrutura do livro.

Experimentações.​​​​​​​
ilustração impressa utilizando uma simulação de risografia feita a partir dos canais do photoshop.
ilustração utilizando técnica de carimbo com EVA.
impressão simulando a técnica de risografia, efeito criado a partir dos canais do photoshop, as letras "SP" foram feitas utilizando a técnica stencil.
ilustração impressa utilizando uma simulação de risografia feita a partir dos canais do photoshop.
impressão feita em fragmentos de páginas de livros, a técnica utilizada foi a xilogravura.
impressões utilizando xilogravura, duas impressões sobrepostas em cores diferentes.
impressões feitas em fragmentos de páginas de livros, a técnica utiliza foi o stencil.
impressão de xilogravura em cima de uma monotipia.
impressão de uma xilogravura utilizando um degrade.
Experimentações Gráficas
Published:

Experimentações Gráficas

projeto de conclusão de curso focado em "Experimentações Gráficas em Projetos Editoriais Independentes".

Published: